quinta-feira, 5 de junho de 2014

Uma Breve Reflexão Sobre o Tempo

O que dizer do tempo? Tenho um pouco de pressa, mas preciso falar um pouco sobre o tempo... O tempo que passa, sem parar, e que está confinado nos movimentos de alguns ponteiros... tica-tac... ou em alguns grãos de areia de uma ampulheta... ou nas gotas de uma clepsidra... O tempo que se registra na face, nas mãos calejadas, nos fios de cabelo branco... O tempo que une o passado ao futuro, que acontece no presente (aliás, que é presente). O tempo efêmero... O tempo que parece não passar... O tempo passado no tempo... O tempo de mudanças, acontecimentos, interrupções...

Muitas vezes nós nos perdemos no tempo que temos, entre o tempo que passou e aquele que está por vir. Queremos que algumas coisas aconteçam, sem que estejam no seu tempo. Em contrapartida, outras coisas acontecem de maneira precoce, parecendo estar fora do seu tempo.

É muito difícil falar sobre o tempo, dado que muitas vezes abdicamos de nós mesmos utilizando, vez ou outra, a velha e, por vezes inexorável, falta de tempo...

Independente de como possamos definir o tempo, ele faz parte da nossa vida, ele nos rege, Há quem diga que "temos todo o tempo do mundo" (Renato Russo) ou, ainda, que "o tempo não pára" (Cazuza). Mesmo sabendo que o tempo é infinito, nós somos finitos. Temos o nosso tempo e, de certa forma, ele está contado, cronometrado... O que fazer?

Não há como negar que deixamos muitas coisas para fazer amanhã. Mas... e se não houver amanhã? Deixaremos de dizer "eu te amo!", "desculpe-me!", "muito obrigada!"... deixaremos de viver momentos únicos... Talvez seja tempo de pararmos para pensar no hoje... de sentir os prazeres do presente... Carpe diem, quem sabe?!?...

O que passou fica na lembrança, guardado na memória, arquivado em algum cantinho tenro do coração. O que está por vir começa a ser construído a partir do que fizemos e, principalmente, do que fazemos (os sonhos de hoje podem ser as realizações que estão por vir - num futuro próximo ou um pouco mais distante... ou nem sequer se realizem...).

Se algumas vezes deixamos de sonhar, perdendo noites de sono e sonhos, para ficar pensando em problemas, remoendo aquilo que poderia ter sido e não foi, precisamos rever o nosso tempo - ou porque ele nos falta ou porque não nos damos esse tempo... os problemas tomam dimensões que ultrapassam a real relatividade entre o espaço e o tempo).

É chegada a hora de termos mais tempo, de lutarmos por esse tempo que é tão necessário (ao nosso espírito, à mente e ao coração... um tempo vital!). É preciso pensar no mundo, nos outros, mas, também, em nós! Precisamos acreditar em nós mesmos, naquilo que fazemos de bom e de melhor, nas nossas capacidades, habilidades, competências e, claro, no nosso tempo, respeitando-o. Precisamos saber aceitar nossos limites, nossos erros... e repará-los enquanto há tempo, dentro das nossas possibilidades e daquilo que está ao nosso alcance.

Talvez, dessa forma, possamos definir, de verdade, o que é o tempo, o seu significado, a sua magnitude, o seu valor, a sua essência - pois é através do tempo que, do nascimento à morte, nos formamos; é ao longo do tempo que crescemos e aprendemos tantas coisas que esse mundo tem a nos ensinar.

Por mais que o tempo passe, é sempre bom lembrar que somos capazes de deixar marcas, seja a nossa História ou a nossa própria história. É muito bom saber que o tempo pode passar, passar, passar... mas tudo que construímos, assim como tudo aquilo que nos empenhamos em fazer e fazemos com muito amor, além das pessoas que conhecemos ao longo da vida que, de certa forma, nos marcam e emocionam a cada dia, a cada encontro, a cada reencontro... ficam.

Tudo que podemos pensar e contar sobre a vida e sobre nós mesmos só é possível com a existência do tempo.

Essa é apenas uma breve reflexão sobre o tempo e sua passagem, em suas diversas formas/maneiras de ser interpretado. O seu real significado fica a cargo de cada um que se propõe a refletir sobre a vida, o mundo e, consequentemente, dispõe de um tempo, mesmo que mínimo, para refletir sobre o Tempo.


https://www.youtube.com/watch?v=jHTcEj_Am2E